Rumo à pluralidade

technogender
6 min readMar 7, 2019

Tradução minha de Towards Plurality de Audrey Tang.

RV: Realidade Virtual. Não se trata de substituir o contato humano, mas sim de providenciar uma forma completamente nova de interação. No passado, o papel e a tinta, o telefone e mídias audiovisuais todos cumpriram esse mesmo papel.

O que há de tão especial na RV é que ela pode transcender as dimensões de espaço e tempo, trazendo um sentimento mais forte de coexistência a quem participa, o que ajuda a promover o entendimento comum e eventualmente leva à espontaneidade, interação e a busca do bem comum.

Isso não apenas enriquece a eficiência e a abrangência da comunicação, mas também nos ajuda a praticar muitos valores democráticos universais no processo, na medida em que interagimos cada vez mais.

Na democracia de hoje, incentivar a empatia através da comunicação tornou-se cada vez mais importante devido às diversas origens e sistemas de valores. Isso é especialmente importante para funcionáries e agências do governo.

No século anterior, o senso crítico e habilidades profissionais eram as qualidades mais importantes para líderes de uma nação ou para une funcionárie do governo.

Mas hoje em dia a capacidade de construir o consenso pode ser igualmente importante.

A chave para construir o consenso não é saber a melhor solução diante dos problemas, mas ser capaz de convergir a multiplicidade de pontos de vista e sentimentos, com o intuito de compreender quais são os problemas que afetam todes e ser capaz de encontrar uma solução que pode ser entendida e aceita.

No passado, nós assistimos a conferências, nos reunimos e discutimos os problemas. Em vez de fazer isso, muitas características da RV possibilitariam a quem participa um recebimento mais direto do fluxo de informações e fomentariam uma conexão emocional. Eu gostaria de discutir isso separando as características em seis aspectos.

1. Transcender as dimensões de espaço

Primeiramente, enquanto reuniões tradicionais envolvem o contato frente a frente, grande parte dos materiais são textos, imagens e vídeos, que são todos bidimensionais.

Entretanto, os tópicos discutidos são muitas vezes multidimensionais. Essa discrepância geralmente leva à divergência de nosso entendimento.

Por exemplo, se um tema de discussão hoje fosse um parque comunitário, nós normalmente trabalharíamos com nada além do design de uma planta que apenas une arquitete poderia entender, ou alguns desenhos de simulação.

É bastante difícil entender e comparar os prós e contras de diferentes planejamentos a menos que exista um senso bastante claro de espaço.

Portanto, os defensores de um planejamento participativo desenvolveram muitas formas de ouvir mais opiniões, utilizando modelos, apresentações ao vivo, criações em grupo e salas de conferência eletrônicas para a tomada de decisões.

Utilizar a RV para auxiliar esses processos pode reduzir os gastos, aumentar a participação, e ajudar participantes bem jovens a fornecer sugestões úteis e significativas. Além disso, ela pode ajudar participantes a entender o tópico de forma mais concreta e garantir que todos estejam na mesma página.

2. Transcendendo as dimensões de tempo

Para além disso, embora possamos gravar áudio ou vídeo em uma discussão tradicional, a forma com que reproduzimos isso é enquanto um arquivo de som ou um vídeo, que só têm duas dimensões. A RV permite a você gravar o cenário em três dimensões, de múltiplas perspectivas.

Em outras palavras, a RV permite a participantes que estiveram ausentes anteriormente a possibilidade de aproveitar as sensações vívidas do encontro retornando ao cenário depois. Isso vai expandir a eficácia da discussão e permitir que mais pessoas possam experienciar o mesmo cenário, melhorando o entendimento mútuo.

3. Reduzir a limitação da distância

Através da RV, nós podemos nos emancipar das limitações de distância e espaço. Em poucas palavras, entrando num espaço virtual, participantes não precisam estar literalmente presentes numa localidade física, poupando os gatos de transporte.

As características do espaço virtual também eliminam preocupações como, por exemplo, se o tamanho de um espaço físico é apropriado para o evento. Em meio a isso, ele pode equilibrar a perspectiva global e o contexto cultural local, à medida que pessoas ao redor do mundo se reúnem.

Esses exemplos ilustram apenas as influências em curto prazo da realidade virtual na reconstrução espacial. Com o passar do tempo, a implementação da RV mudará nossa configuração de espaços físicos.

Por exemplo, quando cada vez mais reuniões governamentais importantes são realizadas usando a RV, qualquer arena de discussão pode ser o nexo político naquele momento, em vez da divisão fixa entre a área central e a periferia.

É claro que essa forma de comunicação tecnológica ainda está crescendo, e essa reconfiguração irá precisar de décadas de diálogo e ajuste. Mas, esse é um desenvolvimento futuro que vale a pena ser observado.

4. Oportunidades iguais de escuta

Na RV, participantes são apresentades virtualmente e são basicamente idêntiques em aparência. Isso pode ajudar a reduzir as relações desiguais de poder causadas por gênero, raça, ou idade. Num espaço onde a igualdade é respeitada, as pessoas podem estar mais focadas em ouvir a diversidade de opiniões que estão presentes, em vez de prestar atenção a alguns influenciadores.

Isso ajudará a acabar com os problemas causados pela tendência de julgar as pessoas por sua aparência ou pela ignorância deliberada devido ao desfavorecimento pessoal — mas preservará a sabedoria coletiva de centenas de milhares de anos com relação aos benefícios da comunicação interpessoal frente a frente.

5. Promoção do desenvolvimento industrial

Embora a RV seja um espaço virtual, também há um lado prático nisso, que é o desenvolvimento de indústrias relevantes. Depois dos smartphones, a RV é amplamente vista como uma das poucas áreas que apontam para uma inovação da tecnologia aplicada hoje.

Enquanto um centro que produz equipamentos de RV e fornece conteúdo digital, agências e funcionáries do governo precisam de apropriadamente utilizar contribuições do setor privado de Taiwan.

Esse tem sido o foco consistente de minha pesquisa nos últimos anos, e quando eu me tornar Ministre Digital em outubro isso definitivamente será uma de minhas maiores prioridades.

6. Um novo modelo de interação global

Por fim, graças ao overview effect fornecido pela RV, nós podemos ir para além das fronteiras e observar as influências causadas por todas as políticas e todos os movimentos do ponto de vista de toda a sociedade ou mesmo da escala global. Isso cria um novo modelo de colaboração.

Encontros diplomáticos tradicionais envolvem muitas limitações e normas. Mas, a RV pode fornecer mais oportunidades de conduzir a troca em condições de honestidade e igualdade, abrindo um novo caminho em meio aos presentes obstáculos.

Quando a tecnologia digital do laboratório encontra o mundo real, existem sempre colisões acompanhadas por inovações. Para isso, gostaria de terminar essa fala com um poema:

Através da RV, espero que possamos gradualmente nos aproximar cada vez mais e experienciar um sólido entendimento mútuo.

Obrigade a todos.

--

--